segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Loira, Ruiva ou Morena???

Teste de gravidez positivo, alegria sem tamanho e felicidade total. Você já imagina a cara do seu filhote, ama a sensação de borboletas na barriga e quer sair por aí grávida e sempre bela, claro. Mas........ várias dúvidas começam a passar na cabeça de uma mamãe vaidosa:

É verdade que grávida não pode pintar o cabelo?
Se eu retocar minha raiz vou prejudicar meu filho?
Eu vou ficar feia a gravidez inteira?

Essa é uma dúvida comum, e vou te dizer gravidinha linda, não tem uma resposta certa. Claaaro que feia você não vai ficar porque existem diversas formas e alternativas de continuar linda, bela e com os cabelos esvoaçantes.

O fato é: ainda não existem pesquisas ou resultados comprovados que indiquem com certeza que pintar o cabelo durante a gravidez é prejudicial para seu bebê. O pouco que se sabe é que provavelmente é seguro pintar o cabelo na gestação, mas aconselha-se que no primeiro trimestre da gestação, que é a fase de maior formação dos órgãos e tecidos do feto, o cabelo não seja tingido de forma alguma. Aliás, já que vamos esperar um pouquinho, tenta chegar até a 20ª semana para ficar tranqüila em relação ao bom desenvolvimento do seu bebê. É porque nesse período o feto está todinho em formação, principalmente o cérebro, e nenhum tóxico pode entrar em contato com a pele da mãe, já que passa direto para o feto.

Mas, após o terceiro mês se o desespero bater e os fios brancos começarem a querer dominar todo o seu ser, que tal usar tonalizantes? Está certo que eles têm curta duração, mas não são absorvidos pelo couro cabeludo, o que já dá uma segurança e tranqüilidade. As luzes, mechas e reflexos também quase não tocam no couro cabeludo e podem ser aplicados a partir do quarto mês de gravidez com maior segurança. Também tem a hena pura, que é quase unanimidade quando se fala em pintar o cabelo na gravidez; a maioria dos médicos afirma que ela não tem influência no desenvolvimento do feto.

Agora, os alisamentos, escovas progressivas, permanentes ou qualquer outro tratamento similar contêm MUITAS substâncias químicas que são absorvidas pelo nosso organismo (e conseqüentemente pelo bebê) e podem SIM prejudicar o desenvolvimento fetal e trazer conseqüências para o feto. Assim, nada de progressiva! Mas, fique calma... o secador é sempre liberado, recorra a ele que você continuará bela nessa nova fase.

Se for pintar o cabelo no salão, verifique se é um lugar bem ventilado e livre de cheiros fortes de pintura e outros procedimentos químicos (aquele cheiro de escova progressiva é de matar!), para não expor desnecessariamente o bebê a produtos que o prejudicarão. Se não estiver segura, vale chamar a cabeleira amiga para fazer a tintura na sua casa. Aposto que com jeitinho, conversa boa e um lanchinho bem gostoso no final, ela irá adorar realizar esse serviço à domicílio.

Cuidado, porque alguns médicos estendem a proibição ao uso de tinturas, alisamentos e afins após o período da gestação até o término da amamentação, para que não exista risco de que qualquer produto químico seja absolvido pelo bebê através do leite materno.

Importante falarmos que NENHUM conselho deve ser seguido sem consultar antes seu médico de confiança e que está acompanhando a sua gravidez. Por ser uma questão de opiniões contraditórias e diversas, é importante que você se sinta segura na hora de optar por pintar seus cabelos, e nada mais seguro do que a opinião do médico de confiança. Afinal, ficar bonita é muito importante, mas nada é mais importante que a segurança de estarmos sempre tomando as decisões certas para o nosso filho. Temos sempre que cuidar para o nosso bebê nasça com muita saúde.

DICAS

a) Sempre consulte seu médico antes de qualquer procedimento estético durante a gestação e período de amamentação. É importante colocar a saúde do bebê em primeiro lugar.
b) Siga a orientação do seu médico, afinal, consultá-lo e não seguir seus conselhos não adianta!
c) Após o primeiro semestre tente usar os produtos que não prejudicam o feto, como hena, luzes e mechas.
d) Fuja de qualquer tipo de alisamento. Espere mais um tempinho para que você fique mais tranqüila e tenha a certeza de ter ao seu lado um filhote saudável e feliz.
e) Calma, nove meses não são sua vida inteira. Esse período passará rápido e você terá sempre sua consciência limpa de que deu o seu máximo em prol da saúde do seu filho.


Um comentário:

  1. Passei por aqui e vou te seguir!!!
    Parabéns pelo presente de Deus!!!

    jana

    ResponderExcluir